Alex Ferguson guiou o United ao sucesso na Taça dos Vencedores das Taças (ou Taça das Taças) em 1990/91 – trinta anos após a competição ter sido inaugurada pela UEFA. Foi o primeiro triunfo dos Reds na Taça, mas o segundo de Sir Alex, que já havia vencido com o Aberdeen em 1983, graças a uma surpreendente vitória por 2-1 sobre o Real Madrid.
O United estreou-se na competição em 1963/64, tendo cumprido os critérios de inscrição em 1963 – vencendo a sua taça nacional sénior, também conhecida como FA Cup. A equipe de Sir Matt Busby superou o Willem II com facilidade, derrotando os holandeses por 7-2 no agregado, e derrotou o Tottenham por 4-3 nas duas partidas em um confronto totalmente inglês, antes de sofrer uma derrota agregada por 6-4 para o Sporting de Lisboa.
Os Reds tiveram que esperar até 1977 pela próxima vitória na FA Cup e pela subsequente conquista da Taça das Taças. A equipe de Dave Sexton venceu o St Etienne por 2 a 0 no campo do Plymouth Argyle – a UEFA ordenou que o United jogasse a partida em “casa” a pelo menos 200 quilômetros de Manchester, após problemas com a torcida no empate em 1 a 1 na França.
Depois do Plymouth, os Reds viajaram para Portugal, onde sofreram mais uma pesada derrota fora, por 0-4 para o FC Porto. Um grande esforço para mudar a situação em Old Trafford terminou em vão – o United venceu por 5-2 naquela noite, mas perdeu por 6-5 no agregado.
Ron Atkinson venceu duas FA Cup como treinador do United, mas teve apenas uma oportunidade de ganhar a Taça das Taças – todos os clubes ingleses foram banidos das competições europeias em 1985, na sequência do desastre do Estádio Heysel.
Em 1983/84, Big Ron liderou os Reds numa campanha maluca: uma vitória fora de casa sobre o Dukla Praga, uma vitória por 4-1 no conjunto de duas partidas sobre o Spartak Varna e depois um épico jogo nas quartas-de-final contra o Barcelona. Diego Maradona e todos chegaram a Manchester vencendo por 2 a 0 no jogo de ida, mas Bryan Robson (2) e Frank Stapleton mandaram os Espanhóis embora em uma noite inesquecível no Old Trafford. No entanto, a semi-final foi diferente – sem o lesionado Robson, os Reds empataram 1-1 em casa, antes de perderem por 2-1 em Turim, frente à Juventus.
Sir Alex Ferguson estava no comando quando o United disputou sua primeira partida europeia após a proibição ser suspensa, em 1990. Os Reds venceram Pecsi Munkas por 2 a 0 em Manchester e 1 a 0 na Hungria, para definir um embate totalmente britânico contra o Wrexham, do País de Gales. Mais uma vez os Reds fizeram os dois jogos sem sofrer golos, derrotando os Robins por 3-0 em casa e 2-0 fora. O United sofreu o primeiro gol da competição contra o Montpellier, mas ainda assim venceu por 3-1 no agregado antes de derrotar o Legia Varsóvia por 4-2 nas semifinais.
Hughes foi o herói na final de 1991, em Rotterdam, marcando dois gols aos 68 e 75 minutos contra seu antigo clube, o Barcelona. Ronald Koeman marcou para o Barça, mas sem sucesso, e assim o United conquistava a Taça das Taças em sua quarta tentativa. Foi também a sua última tentativa – os triunfos subsequentes na Copa da Inglaterra, em 1994, 1996 e 1999, foram superados por títulos da liga e, portanto, o clube qualificou-se e entrou na Liga dos Campeões – antes de a UEFA abolir a competição em 1999.