1970 – 1971: Sir Matt volta
Matt Busby sucedeu Wilf McGuiness como treinador. O melhor técnico do Manchester United assumiu novamente e todos os fãs esperavam que ele formasse um novo super time para ganhar títulos mais uma vez.
Mas Matt Busby não conseguiu retornar aos dias de glória, com o United terminando somente em oitavo lugar na liga, com 16 vitórias, 11 empates e 15 derrotas.
Em 42 jogos, o United marcou somente 66 gols. Na FA Cup, foram derrotados na terceira fase, e na Copa da Liga, alcançaram a semifinal, antes de serem eliminados.
1971 – 1972: O’Farrell assume o lugar de Sir Matt
Matt Busby se demitiu, e foi se juntar aos diretores. O próximo técnico foi Frank O’Farrell. Mas no comando de O’Farrell, mais uma fraca temporada. Eles terminaram em oitavo novamente na Liga, com 19 vitórias em 42 jogos, marcando quase a mesma quantidade de gols da temporada anterior, 69.
Na FA Cup foram até a sexta fase, sendo eliminados pelo Stoke City. Na Copa da Liga, alcançaram a quarta fase, mas novamente foram derrotados pelo Stoke City. O’Farrell contratou Martin Buchan do Aberdeen e Ian Storey-Moore do Nottingham Forest por 200.000 libras.
1972 – 1973: Tommy Docherty assume o comando
Essa foi mais uma pífia temporada para o United, que começou a temporada mal e em dezembro Frank O’Farrell foi demitido, e Tommy Docherty contratado. Docherty era um homem que se dava bem com a mídia e falava a mesma língua dos fãs. Ele manteve um time fraco na primeira divisão em sua primeira temporada comprando vários jogadores.
As chegadas incluíam Ted MacDougall do Bournemouth, Wyn Davies do Manchester City, Alex Forsyth do Patrick Thistle, Jim Holton do Shrewsbury Town, George Graham do Arsenal e Lou Macari do Celtic. MacDougall no entanto se transferiu para o West Ham somente seis meses depois.
No começo da temporada, George Best e Bobby Charlton anunciaram suas aposentadorias, enquanto Denis Law voltou ao Manchester City. O United terminou em 18º lugar na liga, com somente 12 vitórias e 48 gols marcados em 42 jogos. Na FA Cup e na Copa da Liga, alcançou a terceira fase.
1973 – 1974: Rebaixamento!
O que havia ameaçado na temporada anterior, aconteceu nessa: O United foi rebaixado. Pela primeira vez em quase quarenta anos, o United voltou à 2ª divisão. Mas o rebaixamento se provou benéfico ao longo dos anos, já que deu o tempo que precisavam para construir um novo time.
Docherty comprou Paddy Roche do Shelbourne, Stewart Houston do Brentford e Jim McCalling do Wolverhampton Wanderers. A pior coisa para os torcedores foi que Denis Law foi o “responsável” pelo rebaixamento do United. 10.000 fãs invadiram o campo faltando 7 minutos para o fim, esperando que o jogo fosse abandonado, mas não ajudaram. O United foi rebaixado, e ao invés de jogar contra Liverpool, Leeds, Arsenal, Spurs e Chelsea, iriam agora enfrentar Oldham, York, Millwall, Bristol e Blackpool. O United terminou em 21º, com somente 10 vitórias e 38 gols marcados.
Na Copa da Liga alcançaram a segunda fase e na FA Cup, a quarta fase.
1974 – 1975: Voando de volta à primeira divisão
O United voltou com estilo depois de somente uma temporada na segunda divisão. Foram campeões com 61 pontos e somente sete derrotas, mas também com 66 gols marcados em 42 jogos. Docherty continuo sua reconstrução, comprando Stuart Pearson do Hull City e Steve Coppell do Tranmere Rovers.
Na Copa da Liga o United perdeu na semifinal, mas não importou muito, já que na quarta fase eles ganharam do Manchester City. Na FA Cup caíram na terceira fase.
1975 – 1976: United de volta aonde pertencem
Na primeira temporada de volta à elite, o United terminou em terceiro atrás do dominante Liverpool. Perderam 9 jogos e marcaram 68 gols, de volta aonde pertencem, no topo da tabela da primeira divisão.
Gordon Hill foi para Old Trafford vindo do Millwall. Na Copa da Liga, o United perdeu na quarta fase. Mas na FA Cup chegaram na final, onde encontraram o Southampton, da segunda divisão.
Todos do país estavam convencidos que seria o quarto título do United na FA Cup, mas todos se enganaram. O Southampton deixou o United boquiaberto com uma vitória de 1-0 em Wembley.
O United teria que esperar mais um ano para conquistar o primeiro troféu desde que ganhou a Copa da Europa em 1968.
1976 – 1977: Glória na FA Cup, Docherty demitido!
Nessa temporada o United voltou a Wembley, e agora tinham que ganhar do Liverpool para ganhar a Copa. O United terminou com as esperanças da tríplice coroa do Liverpool (Campeonato, Copa da Liga e FA Cup), ganhando na final da FA Cup por 2-1.
Pearson marcou o gol de abertura para o United, e o segundo foi um chute de sorte de Jimmy Greenhoff, que foi contratado no começo da temporada do Stoke City.
Um mês depois, Docherty foi demitido depois que foi revelado que ele estava tendo um caso com a mulher do fisioterapeuta do clube. O United jogou um bom futebol sob seu comando, e ele trouxe Buchan, Hill, Coppel e outros bons jogadores. Dave Sexton o substituiu, mas seu período no United não foi bem lembrado pelos Reds, já que não ganhou nenhum título.
Na Copa da UEFA, o United perdeu na segunda rodada para a Juventus, com os gigantes italianos ganhando por 3-1 no placar agregado, terminando com as ambições européias do United. O recorde de venda do clube foi igualado, com Gerry Daly se transferindo para o Derby County em abril por 170.000 libras.
1977 – 1978: Sem títulos na primeira temporada de Sexton
Depois do título da FA Cup na temporada anterior, 1977/78 novamente não foi sucessiva para o United, que terminou em 10º na Liga com 16 vitórias, 10 empates e 16 derrotas, marcando 67 gols, com saldo de +4. Na FA Cup foram derrotados na quarta fase, e na Copa da Liga foram até a segunda.
Na Copa dos Campeões da Europa, o United ganhou na primeira rodada, e encarou o FC Porto na segunda. Os sonhos da Europa terminaram depois de uma derrota por 6-5 (placar agregado). O United no entanto dividiu a Charity Shield com o Liverpool depois de um 0-0.
O United marcou um novo recorde de transferências entre clubes Britânicos, ao contratar Gordon McQuenn do Leeds United por 500.000 libras. Isso sucedeu a transferência anterior de Joe Jordan, também do Leeds, por 350.000. Um novo recorde de venda foi o de Gordon Hill, vendido ao Derby County por 250.000 libras.
1978 – 1979: Decepção em Wembley no ano do centenário.
A temporada do Centenário do United começou com uma vitória por 4-0 contra o Real Madrid, visto por 50.000 fãs. Mas no fim, só havia desapontamento, com a derrota sensacional na final da FA Cup para o Arsenal.
Com o Arsenal na frente por 2-0 e menos de 5 minutos para o fim, McQueen marcou para dar esperanças ao United, e incrivelmente 1 minuto depois Sammy Mclllroy empatou o jogo. Mas haveria tristeza para o United, quando no último minuto o Arsenal marcou o gol do título.
Na liga, o United decepcionou novamente, terminando em 9º. Na Copa da Liga perderam novamente na terceira fase. Sexton contratou Mickey Thomas do Wrexham por 300.000 libras.
1979 – 1980: Superados pelo Liverpool
A temporada começou com transferências recordes. Ray Wilkins veio do Chelsea por 825.000 libras, e Jimmy Greenhoff foi para o Leeds por 350.000.
O United chegou perto de ganhar o Campeonato, mas o Liverpool os superou na linha de chegada. O United se contentou com o vice, mesmo somente com oito derrotas na liga.
Na FA Cup e na Copa da Liga, foram derrotados na terceira rodada.