Sir Alexander Matthew Busby, (26/05/1909 – 20/01/1994) foi jogador e treinador escocês, mais conhecido por ter sido técnico do Manchester United. Treinador do clube desde 1945 até 1969 e novamente na temporada 1970-1971, foi o treinador com mais permanência na história do Manchester United, mais ainda do que Sir Alex Ferguson.
Nascido num casebre de dois cômodos para trabalhadores na aldeia de mineração de carvão chamada Orbiston (agora faz parte de Bellshill), North Lanarkshire; foi criado na igreja católica. O jovem Busby já conhecia o que era perder. Seu pai e todos seus tios morreram na Primeira Guerra Mundial.
Como jogador, Busby começou sua carreira no Manchester City onde ganhou a Copa FA no ano de 1934, após ficar em segundo lugar nessa competição na temporada anterior. O então treinador do Liverpool George Patterson contratou Busby por 8000 libras em março de 1936. Estreou no time dos Reds em 14 de março fora de casa contra o Huddersfield, jogo que terminou numa derrota de 1-0. Fez seu primeiro gol um mês mais tarde: seu chute aos 47 minutos ajudou seu time a empatar em 2-2 com o Blackburn em Ewood Park.
Busby não tardou em se afirmar com a camisa número 4, relembrando o Robert James Savage. Disputou quase todos os jogos nas seguintes três temporadas. Busby foi capitão do Liverpool e liderou o time com grande distinção.
Busby começou como meia-atacante mas mudou para a posição de meia-armador logo no inicio de sua carreira. O Resultado foi muito positivo pois seu estilo era elegante, e também sua habilidade excelente de distribuir a bola o estabeleceu num nível acima dos outros jogadores. Busby, acompanhado por Jimmy McDougall e Tom Bradshaw constituiu o que foi considerada por muitos a melhor linha de meias na historia do Liverpool.
Logo depois que Bob Paisley chegou ao Liverpool do Bishop Auckland foi Busby quem lhe ajudou e ensinou muito em Anfield. Construiu uma amizade para toda a vida entre dois dos mais importantes treinadores na história do futebol inglês.
A Segunda Guerra Mundial pôs fim a sua carreira como jogador. É provável que poderia ter alcançado 300 jogos no Liverpool. Busby, como muitos jogadores do clube, foi para o serviço nacional no exército com o King’s Liverpool Regiment.
Busby continuou a jogar durante a guerra com três atuações para o Chelsea. Também passou por Middlesbrough, Reading, Brentford, Bournemouth & Boscombe Athletic e Hibs.
Busby fez sua primeira atuação oficial na seleção da Escócia em 4 de Outubro de 1933 em Ninian Park, Cardiff, num jogo que resultou numa derrota por 3-2 para a seleção do País de Gales. Também fez 7 atuações ‘não oficiais’ na seleção escocesa durante a guerra.
Após a declaração da paz em 1945, Busby, já com 34 anos, teve uma proposta para ser treinador em Anfield, porém Busby já tinha aceitado a proposta do Manchester United para ser treinador. Billy McConnell, eventualmente persuadiu a diretoria em Anfield que permitiram a saída de Busby.
Busby assumiu o comando do Manchester United no começo de outubro de 1945. Não demorou em fazer história, dirigindo o clube até o segundo lugar na liga inglesa, atrás do seu clube anterior, o Liverpool, na temporada 46/47. O Manchester United terminou em segundo lugar em 1947, 1948, 1949, e 1951 antes de chegar a ser campeão em 1952. Seu sucesso foi extraordinário considerando que ele não tinha experiência prévia como treinador de clube.
Nesse período, o time ganhou o apelido afetuoso de ‘Busby Babes’, devido à precocidade de alguns dos jogadores que ele contratou. Alguns dos destaques deste time foram Bobby Charlton e Duncan Edwards. Campeão da Liga em 1956 e 1957, também chegou a final da FA Cup em 1957.
No ano de 1958, a tragédia atingiu os Busby Babes no desastre aéreo de Munique, que levou as vidas de oito integrantes do time. O mesmo Busby foi gravemente ferido.
Busby já tinha sido nomeado treinador da seleção escocesa em janeiro de 1958 para a Copa Mundial desse verão na Suécia, mas o técnico Dawson Walker foi chamado para cumprir o papel. Busby voltou a dirigir a seleção em dois jogos mais tarde nesse mesmo ano, contra País de Gales e Irlanda do Norte, colocando no jogo Denis Law pela primeira vez. Demitiu-se em dezembro do mesmo ano.
Nos anos de 1960, Busby fez a reconstrução do time do Manchester United, com jogadores famosos incluindo Denis Law, Bobby Charlton, e George Best. O maior sucesso da sua carreira chegou em 1968 quando ganhou a Copa Européia. Deixou o cargo de técnico do United em 1969, voltando a dirigir o time na temporada 1970-1971, no lugar de Wilf McGuinness, e permaneceu como diretor até 1982 quando passou a ser presidente do clube.
Busby foi honrado com o CBE (título honorífico do Império Britânico) em 1958 e foi coroado Cavaleiro (merecendo o título de ‘Sir’) após a vitória na Copa Européia em 1968. Faleceu em janeiro de 1994, com 84 anos, vítima de câncer. Busby foi um dos primeiros a ser homenageado na abertura do English Football Hall of Fame em 2002, em reconhecimento da sua contribuição ao futebol inglês.