1877 – 1893: Nasce o Newton Heath
Newton Heath, um time local de Manchester, começou a jogar em 1878, um grupo de trabalhadores ferroviários de Lancashire e Yorkshire Railways fizeram parte do primeiro time. Eles jogaram em um pequeno campo em North Road, Monsall Road Newton Heath. Eles foram um grande sucesso naquela primeira temporada e logo ganharam o apelido de “The Heathens”, ou “Os Bárbaros”.
Em 1885 eles se tornaram profissionais e em 1888 foram admitidos na Football Alliance, depois que seus esforços para se juntar a Football League falharam. O Manchester jogou por três anos na Football Alliance, terminando a primeira temporada em 8º, a segunda em 9º e a terceira em 2º, com somente três derrotas em 22 jogos, e com 69 gols marcados. Em 1892 foram admitidos pela a Football League para jogar a Divisão One, uma vez que esta foi expandida de 14 para 16 times, e uma segunda divisão adicionada. O clube contratou seu primeiro secretário(manager) pago em 1892, seu nome era Mr A.H. Albut. O jogo inaugural do Newton Heat foi em 3 de setembro de 1892 contra o poderoso Blackburn Rovers. O público foi de 8.000 pessoas e foi jogado em uma chuva torrencial, com os Heathens perdendo por 4-3. Um escocês chamado Robert Donaldson se tornou o primeiro jogador a marcar um gol na liga pelo time que seria o Manchester United.
A primeira temporada do Newton Heath foi quase um desastre, com somente uma vitória no jogo final do playoff que decidiria quem iria cair, salvando o time de uma queda para a segunda divisão. Seu primeiro jogo em casa foi um empate de 1-1 com o Burnley, com seguidas goleadas depois para o Everton (6-0), Burnley (4-0) e West Brom (4-0). Depois veio uma incrível goleada de 10-1 sobre o Wolves no campo de North Road, mas mais derrotas vieram e eles terminaram a temporada em 16º e último lugar com 18 pontos e 85 gols sofridos. Eles ganharam o jogo playoff contra o Stoke City por 5-2, depois que o primeiro terminou empatado por 1-1, um jogo em North Road com 4.000 pessoas em um caminho de lama. Os aparatos naqueles dias não eram tão bons e o time realmente se trocava em um pub no fim da rua chamado Three Crowns.
1893 – 1894: Heathens caem para a segunda divisão
A segunda temporada do Newton Heath foi pior que a primeira, quando novamente terminaram em último lugar na Liga, dessa vez com apenas seis vitórias em 30 jogos. Novamente foi agendado o jogo playoff decisivo, dessa vez contra o Liverpool, que existia há somente dois anos e havia ganhado a segunda divisão sem perder nenhum jogo. Não houve trégua para os Heathens, e eles perderam por 2-0 e foram rebaixados para a segunda divisão.
Os times visitantes reclamaram tanto das condições horríveis em North Road que o clube se mudou para o outro lado da cidade antes do começo da temporada, para um campo em Bank Street, Clayton. Essa nova casa provou não ser muito melhor que a outra, devido a trabalhos químicos que eram feitos perto do campo que expelia gases tóxicos que ficavam pelo campo.
1894 foi o ano do primeiro derby de Manchester, jogado em 3 de novembro no campo do Manchester City, Ardwick. Os times já haviam se encontrado na Manchester Cup, na Football Alliance, e até na FA Cup, mas esse foi o primeiro jogo na Liga dos dois grandes rivais. O jogo foi assistido por 15.000 pessoas em um tempo ameaçador. Os Heathens jogaram a primeira pedra em seus vizinhos, vencendo por 5-2 (também ganharam o jogo de volta, 4-1). O jogo foi notável também pela estréia em casa de um jogador do City chamado Billy Meredith, que posteriormente seria a primeira grande estrela do United.
1894 – 1895: Temporada de recordes para o Newton Heath
Os Heathens estavam jogando em Bank Street desde que saíram da lama de North Road em 1893, mas Bank Street se mostrou tão ruim quanto, e os times visitantes continuaram a reclamar. Em 9 de março de 1895 o Walsall Town era o visitante, e depois da chegada eles inspecionaram o campo e imediatamente entraram com uma reclamação na Liga, alegando que o campo não era adequado para “garotos da escola” jogarem. O Newton respondeu imediatamente jogando mais uma camada de areia no campo, fazendo com que o jogo fosse como determinado.
Esse era um típico jogo da segunda divisão, com os Heathens atacando desde o começo, e no intervalo já lideravam por 3-0. O Newton começou a jogar realmente no segundo tempo, finalizando o jogo com 14-0. A Football League no entanto não estava impressionada com a vitória dos Heathens, e depois de mais reclamações dos jogadores do Walsall, que foram bancadas também pelo juiz Mr. Jefferies, eles cancelaram o resultado e demandaram uma nova partida. Depois do Newton arrumar o campo por uma semana, foi-se o jogo. O resultado ? Heathens 9-0.
O Newton marcou 23 gols em dois jogos. A temporada foi um pouco mais vitoriosa do que a anterior, mas embora tenha passado a maior parte do ano em segundo lugar, eles não foram promovidos, porque no fim do ano ficaram em terceiro lugar.
1895 – 1896: Mudança do Uniforme
A temporada de 1895/96 não foi muito melhor que a primeira na segunda divisão. Os Heathens não conseguiram adaptar seu estilo de jogo na segunda. E no fim da temporada, estavam longe dos primeiros lugares, terminando em sexto com 15 vitórias e 12 derrotas em 30 jogos.
Na FA Cup eles chegaram à segunda fase, uma fase a mais do que o último ano. 1895 foi o ano que o Newton Heath mudou suas cores. Até então o time tinha cores verde e dourado, mas agora mudou para camisas brancas e shorts azuis.
1896 – 1897: Agonia para subir
Atrás de sua melhor temporada em anos, o Newton Heath terminou em segundo na segunda divisão e foi jogar os play-offs contra o Burnley e o Sunderland, que terminaram em últimos na primeira divisão, e o Notts County, que ganhou a segunda divisão.
Depois de ganhar do Burnley por 2-0 em casa, perderam pelo mesmo placar no jogo de volta, e depois jogaram contra o Sunderland em Bank Street. O time do Sunderland teve muito sucesso até essa temporada, ganhando o campeonato em 92, 93 e 95, mas caíram em desgraça naquele ano (embora não fosse durar muito).
Mais de 18.000 fãs foram ao jogo que terminou empatado em 1-1 e fez com que os Heathens fossem jogar em Roker Park e contra o Notts County precisando apenas de um empate para subir. Mas isso não aconteceu, perdendo ambos os jogos, permanecendo mais um ano na segunda divisão.
1897 – 1898: Atolados na Segunda divisão
Quando 1898 ia chegando ao fim, Newton Heath e seus rivais Manchester City eram os dois primeiros da 2ª divisão, com um time chamado New Brighton Tower em terceiro. No Boxing Day, os dois times se enfrentaram, com os Heathens vindo de uma goleada de 9-0 contra o Darwen, enquanto o City também vinham de uma grande vitória contra o Blackpool (4-2).
A confiança estava alta, mas foi o City que saiu vitorioso, sem tomar conhecimento de seus vizinhos, goleando por 4-0. O Newton nunca se recuperou dessa goleada, e terminou em terceiro, 3 pontos atrás do Glossop North e 6 atrás do City, que ganhou o título e a promoção para a 1ª divisão.
Mais uma vez eles batalharam até o final, mas ficaram pelo caminho. Em cinco temporadas na segunda, nunca terminaram atrás do sexto colocado.
1898 – 1899: Escândalo de jogador no Newton
1899 ficou famoso pelo encontro briguento entre Celtic e Rangers. Depois da final da Copa da Escócia, os fãs tentaram queimar o estádio, e o problema continuou pelas ruas de Glasgow durante horas, com 81 policiais indo parar no hospital. Também houve problema no campo do Everton, Goodison Park, depois que o juiz abandonou o jogo.
O Newton Heat tinha seus próprios problemas com um “escândalo” nos bastidores, quando dois jogadores (Boyd e Cunningham) foram suspensos pelo clube por atividades extracurriculares. Os dois jogadores foram acusados de beber, reporta o Athletic News:
“Se homens que recebem bons salários não acham que vale a pena ficar em condições de jogo, é melhor que eles saiam do time.”
Na semana seguinte das suspensões, foi a vez dos fãs. Depois que os Heathens perderam por 2-1 em New Brighton Tower, um grupo de torcedores cercou o árbitro enquanto ele saía do campo, xingando e vaiando-o. A situação poderia ter sido pior se não fosse por diversos dirigentes do clube e policiais escoltando o pobre árbitro para o vestiário com segurança.
Para constar, o juiz foi muito mal no jogo e os jovens foram provocados por diversas decisões duvidosas do juiz. O resultado do jogo praticamente anulou as chances do Newton Heath de subir naquele ano.
1899 – 1900: Novo século, mesma velha história
O começo do século 20 trouxe pouco alívio para os Heathens que não teve muito sucesso nos últimos anos e foram lançados às sombras dos rivais Man City que recentemente tinham sido promovidos para a 1ª divisão.
O time da época viu algumas poucas mudanças com Frank Barrett no gol, Harry Stafford e Fred Erentz nas laterais, Morgan Griffiths e Carwright eram os zagueiros, enquanto na frente Bryant, Jackson e Cassidy eram os titulares.
O time fez vários contatos com o País de Gales na época, e trouxe sete jogadores daquela seleção, muitos chegando em Manchester procurando trabalho na empresa férrea. Embora cheio de talentos do País de Gales, o clube nunca tinha tido um único jogador na seleção da Inglaterra (Billy Byant foi escolhido como representante da Football League). Mas mesmo com um time sólido e muitos selecionáveis do País de Gales, o time não conseguiu a promoção que tanto precisava.
Pela terceira vez seguida, eles terminaram em quarto lugar na segunda divisão.
1900 – 1901: Pior temporada em sete anos
A temporada 1900/01 foi a pior das sete na segunda divisão. Eles começaram com a esperança de subir, mas terminaram muito longe desse objetivo.
Terminaram a temporada em 10º lugar, com 16 derrotas em 34 jogos. O saldo de gols foi de apenas 6. Esse foi um sinal para os diretores demitirem o secretário Mr. A.H. Albutt e contratar outro, chamado Mr. James West.
1901 – 1902: Nasce o Manchester United !
O Newton Heath, na virada do século, estava mesmo no fundo do poço. Depois de uma década na Football League, tudo o que eles mostraram foram dois anos na primeira divisão (ambos os anos terminando nas últimas colocações) e oito na segunda. Foi decidido pelos diretores que novos jogadores teriam que ser comprados, mas não havia fundos disponíveis, então um Bazar foi arranjado pelo clube para tentar arrecadar dinheiro.
O evento começou dia 27 de fevereiro e durou 4 dias, disse o Manchester Evening News que as bandas militares do Norte e o Bess-o’th’-barn Brass iriam tocar. O bazar terminou em um sábado à noite, mas depois de pagos os custos de aluguel do salão, foi visto que o evento não foi um sucesso, e os fundos ainda precisavam ser arrecadados.
Então, a fortuna do clube teve uma reviravolta. Harry Stafford, o capitão do Newton Heath tinha um cachorro São Bernardo, e levou seu cachorro para o bazar, colocou uma caixinha para coletar fundos no seu pescoço, e o cachorro escapou do salão e foi achado vagando pela cidade por um dono de Pub, que mostrou o cão para o Mr. Henry Davies, que era o gerente de um clube de criadores de Manchester.
Davies gostou do cachorro e imediatamente comprou-o do dono do Pub. Se sentindo culpado, Davies decidiu descobrir quem era o dono do cachorro e logo descobriu de quem era. Depois de uma reunião com Stafford, o gerente decidiu ajudar e fez uma contribuição financeira ao clube, e também promessas de mais ajuda no futuro. Stafford não esqueceu sua promessa ! Mr. John Henry Davies se tornaria futuramente o presidente do clube.
O Newton Heath terminou a temporada pior do que a última, em 15º lugar na liga, com 17 derrotas em 34 jogos e um saldo de gol negativo (-15).Nessa temporada, o Newton Heath trocou novamente suas cores, dessa vez para camisas vermelhas e shorts brancos. O nome Newton Heath não era de muito agrado, já que haviam deixado sua cidade há mais de 9 anos, e depois da reorganização do clube, muitos acharam que era hora de mudar o nome. Manchester Central foi sugerido, mas acharam que parecia demais com uma estação de trem. Também sugerido foi Manchester Celtic, até que Mr. Louis Rocca sugeriu Manchester United. O nome tinha sido sugerido anteriormente, mas sem muito sucesso, mas dessa vez pegou, e em 26 de abril de 1902, o Newton Heath se tornou o Manchester United.
Isso deve ter agradado muitos torcedores do time visitante, que por anos teriam chegado no antigo estádio do Newton Heath, e acharam somente um campo dilapidado e vazio, e depois tinham que correr pela cidade inteira, chegando somente alguns minutos antes do início da partida.