O desempenho do Manchester United no início da temporada 2024/25 é muito abaixo de qualquer expectativa, culminando inclusive na demissão de Erik ten Hag e na contratação de Rúben Amorim, que deixa o Sporting, de Portugal, para assumir o clube Red Devil.
Um dos principais problemas do time na temporada é a falta de gols.
Devendo bastante, o setor ofensivo do time se torna alvo de críticas sobretudo quando se olha para as estatísticas como, por exemplo, o fato do time ter marcado apenas 9 (nove!) gols na primeira 10 rodadas da Premier League, sendo esse o pior número do Manchester United na liga inglesa desde a temporada 1973/74.
Os nove gols marcados até aqui colocam o Manchester United como o terceiro pior ataque da Premier League nesta temporada. Além disso, o time também é o segundo pior em conversão de finalizações e o pior em grandes chances perdidas.
A situação é reconhecida por Ruud van Nistelrooy, treinador interino do Manchester United que assumiu o comando da equipe após a demissão de Erik ten Hag e enquanto aguarda a chegada de Rúben Amorim, marcada para o dia 11 de novembro.
Para o agora treinador holandês, que foi um dos grandes atacantes da história do Manchester United, o baixo desempenho ofensivo está diretamente ligado ao fraco início de temporada do clube.
“Perdemos alguns pontos porque não convertemos nossas chances. Estamos desapontados porque não marcamos os gols com as oportunidades que tivemos”, disse Ruud van Nistelrooy após o empate em 1×1 com o Chelsea.
No entanto, Ruud van Nistelrooy se mostra confiante de que este momento ruim do ataque do Manchester United está com os dias contados. Para ele, o fato de o time estar criando bastante é um ponto positivo.
“O bom é que, a meu ver, o time cria muito durante toda a temporada até agora, então, nesse sentido, não estou muito preocupado. Quando os jogadores entrarem no fluxo, os resultados chegam, a confiança cresce e os gols virão”, refletiu.
Levando em consideração todas as competições disputadas, o Manchester United até agora jogou 16 partidas, marcando 27 gols e sofrido 20 gols.
O curioso é que desses 27 gols marcados, 12 deles foram em apenas dois jogos, ambos pela Carabao Cup, contra o Barnsley (vitória por 7×0) e Leicester (vitória por 5×2), mais do que em todas as partidas de Premier League disputadas até aqui.
ARTILHEIROS DA TEMPORADA – até 04/11
Alejandro Garnacho – 6 gols
Christian Eriksen – 4 gols
Marcus Rashford – 4 gols
Casemiro – 3 gols
Bruno Fernandes – 3 gols
Rasmus Hojlund – 2 gols
Antony – 1 gol
Harry Maguire – 1 gol
Amad Diallo – 1 gol
Matthijs De Ligt – 1 gol
Joshua Zirkzee – 1 gol