Nome completo: Bruno Miguel Borges Fernandes
Data de Nascimento: 8 de Setembro de 1994
País: Portugal 🇵🇹
No United desde: 29 de Janeiro de 2020
Posição: Meio-Campo
Nome completo: Bruno Miguel Borges Fernandes
Data de Nascimento: 8 de Setembro de 1994
País: Portugal 🇵🇹
No United desde: 29 de Janeiro de 2020
Posição: Meio-Campo
Bruno Fernandes percorreu um caminho diferente até ao topo quando comparado com outros jogadores portugueses que serviram o Manchester United.
Enquanto nomes como Cristiano Ronaldo e Nani se destacaram em Portugal, Fernandes passou os primeiros cinco anos de sua carreira na Itália.
Produto do Boavista, o meio-campo assinou com o Novara, clube da Série B Italiana, em agosto de 2012, aos 17 anos. Mesmo sofrendo com saudades de casa, acabou se adaptando ao novo ambiente, aprendendo italiano sozinho e ajudando os Blues a chegar à quinta posição naquela temporada, antes de se transferir para a Udinese, da primeira divisão da Itália.
Três temporadas em Udine renderam 11 gols em 95 partidas, convencendo a Sampdoria a garantir sua contratação no verão de 2016. O reconhecimento de sua seleção se resultou em uma convocação para seleção olímpica de Portugal, antes de Bruno ser o capitão do Sub-21 no Campeonato Europeu em 2017.
Depois de brilhar numa temporada solitária na Sampdoria, Bruno regressou para Portugal, assinando pelo Sporting Clube de Portugal. Embora tenha jogado principalmente na Itália como médio, Fernandes assumiu agora a função de craque no Estádio José Alvalade, contribuindo com 16 gols e 20 assistências em sua primeira temporada na Primeira Liga.
Esse recorde, juntamente com uma vitória na Taça da Liga portuguesa, ajudou Fernandes a conquistar a sua primeira convocação para a seleção principal de Fernando Santos para o Mundial de 2018, na Rússia.
Eleito Jogador do Ano da Primeira Liga em julho de 2018, Bruno continuou de onde parou na temporada seguinte, marcando incríveis 20 gols no campeonato e auxiliando mais 13. Os Leões conquistaram a dobradinha da Copa de Portugal e da Taça da Liga e o meio-campista, que foi nomeado capitão do clube após a saída de Nani, recebeu mais uma vez o principal prêmio individual de Portugal.
Ele fez parte da seleção portuguesa que venceu a primeira Liga das Nações da UEFA, em Junho de 2019, apenas o segundo grande troféu de Portugal.
Depois de uma primeira metade de temporada produtiva de 2019/20, durante a qual ajudou o Sporting a chegar aos oitavas-de-final da UEFA Europa League, completou a sua transferência para Old Trafford a 30 de janeiro de 2020. Estreou-se pelos Reds dois dias depois, durante o empate com o Wolverhampton Wanderers.
Não demorou muito para que o impacto dos portugueses fosse sentido. Ele deu sua primeira assistência apenas no segundo jogo – uma vitória por 2 a 0 sobre o Chelsea – e depois marcou seu primeiro gol (de pênalti) em sua terceira partida. E isso foi apenas uma amostra do que estava por vir: Bruno marcou 12 gols e deu oito assistências antes do final da temporada, e foi indiscutivelmente a principal força por trás da impressionante corrida do United ao terceiro lugar na Premier League.
Ele foi nomeado Jogador do Ano de Sir Matt Busby na temporada, apesar de ter jogado apenas metade da temporada.
Bruno também começou 2020/21 em grande estilo, marcando um gol dramático da vitória no minuto 100 minutos em Brighton. Fernandes foi o jogador de destaque do United – e talvez até da Premier League – durante a primeira metade da campanha, conquistando os prêmios de Jogador do Mês do clube e da liga em novembro e dezembro.
Ao ajudar os Reds a terminar em segundo lugar e à final da Liga Europa, Bruno marcou 28 gols, ultrapassando o recorde de Frank Lampard como meio-campista que fez mais gols em uma única temporada na era da Premier League. Ele conquistou seu segundo troféu de Jogador do Ano Sir Matt Busby, diante dos torcedores que retornaram em Old Trafford, e também ganhou o prêmio de Gol da Temporada do clube por um arremate espetacular contra o Everton.
Em abril de 2022, Bruno assinou um novo contrato de longa duração com o clube, recompensando o seu trabalho desde a sua chegada do Sporting. O negócio deve durar até 2026, com opção de mais um ano.
Ele ergueu seu primeiro troféu no United em fevereiro de 2023, quando os Reds venceram o Newcastle United por 2 a 0 na final da Carabao Cup. Ele também marcou na derrota final da Emirates FA Cup para o Manchester City, em Wembley, ao terminar com 14 gols e 15 assistências em 59 jogos.
Por pouco o Manchester United não teve Robert Lewandowski como dono da sua camisa 9. O atacante polonês revelou que chegou a dizer sim para o clube inglês em 2012, mas que o Borussia Dortmund, seu clube na época, vetou a negociação. […]
Assim que estreou no time principal do Manchester United, Alejandro Garnacho deixou claro a sua idolatria por Cristiano Ronaldo. No modo de jogar, nas roupas e nas comemorações de gols, o atacante argentino sempre mostrou que tinha o craque português como referência. […]
Enfim, iniciou a Era Rúben Amorim no Manchester United. Nesta segunda-feira (18), o treinador português comandou o seu primeiro treino como técnico do clube. […]