Nome completo: André Onana
Data de Nascimento: 2 de Abril de 1996
País: Camarões 🇨🇲
No United desde: 19 de Julho de 2023
Posição: Goleiro
Nome completo: André Onana
Data de Nascimento: 2 de Abril de 1996
País: Camarões 🇨🇲
No United desde: 19 de Julho de 2023
Posição: Goleiro
Oriundo de Nkol Ngok, em Camarões, Andre Onana provou ser um goleiro talentoso na Europa, que não tem vergonha de ter a bola nos pés.
Onana passou seus anos de formação na Samuel Eto’o Academy antes de se transferir para o famoso sistema juvenil La Masia do Barcelona.
Depois de aprender a se sentir confortável com a posse de bola e de passar um tempo na Espanha por empréstimo, Onana se transferiu definitivamente para o Ajax, da Eredivisie, em 2015.
Ele começou no Jong Ajax, o sistema juvenil do clube de Amsterdã, mas apenas um ano depois de sua contratação, André fez sua estreia na equipe principal. Em 20 de agosto de 2016, aos 20 anos de idade, o camaronês foi titular do Ajax na partida do campeonato contra o Willem II.
O bom desempenho de Onana no clube também o levou a receber sua primeira convocação para a seleção nacional, fazendo sua estreia internacional pouco depois, em 6 de setembro de 2016, contra o Gabão.
Em sua temporada de estreia, André ajudou o Ajax a terminar em segundo lugar no campeonato e o time holandês chegou à final da Liga Europa, onde foi derrotado pelo Manchester United.
Após a primeira temporada completa de Erik ten Hag no comando da Amsterdam ArenA, Onana ganhou seu primeiro troféu. O Ajax conquistou a dobradinha da Eredivisie e da Copa KNVB em 2019, com o camaronês desempenhando um papel fundamental, com 55 partidas e 26 jogos sem sofrer gols.
O goleiro teve mais sucesso com os gigantes holandeses, mas a pandemia de Covid e uma longa suspensão impactaram o fim do tempo de Onana no Ajax.
Ele se transferiu para a Internazionale no verão de 2022 e, no que viria a ser sua única temporada no clube, Onana jogou 41 vezes e defendeu 19 gols. Em Milão, ele venceu a Coppa Italia e a Supercopa Italiana, e defendeu o gol durante a final da Liga dos Campeões, que eles perderam por pouco para o Manchester City.
A temporada 2022/23 foi interrompida pela Copa do Mundo no Qatar, com Onana jogando uma partida por Camarões antes de deixar o campo e, por fim, se aposentar do futebol internacional, com um total de 34 partidas – muitas delas na Copa das Nações Africanas e em outros torneios importantes – em seu nome.
Em 20 de julho de 2023, sua transferência para o Manchester United foi confirmada, reunindo novamente ele, Ten Hag, Lisandro Martinez e Antony, que estavam juntos no Ajax, além de Donny van de Beek.
As quatro derrotas consecutivas no comando do Manchester United pressionam Rúben Amorim. Com um retrospecto negativo desde que chegou ao clube, o treinador foi questionado sobre o seu esquema de jogo, em que atua normalmente com um 3-4-3, mas afirmou que não pretende alterá-lo. […]
O início de trabalho difícil de Rúben Amorim no Manchester United é frustrante, mas não é uma surpresa, segundo afirma o próprio treinador. […]
O atacante Alejandro Garnacho foi eleito o vencedor do Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada pelo golaço de bicicleta que marcou contra o Everton, em novembro de 2023. […]