Rasmus Højlund é alvo de críticas no ataque do Manchester United devido à falta de gols do centroavante, mas bastou o camisa 9 marcar o seu primeiro gol em 2025 para reacender uma discussão na Inglaterra: a incitação à violência.
A comemoração de Højlund faz referência a uma clássica cena do filme Gladiador, onde o atacante estaria sendo liberado a exterminar os seus adversários fazendo um movimento com a mão simulando uma espada no pescoço.
E a comemoração do Rasmus Højlund que se tornou alvo de POLÊMICA na Inglaterra? 🤔 pic.twitter.com/LQCotI98XK
— Manchester United Brasil (@ManUtdBR) March 18, 2025
A cena reproduzida por Højlund foi levada à discussão dentro de um “comitê de ética” da The Football Association, órgão que regula o futebol na Inglaterra, para decidir se esse tipo de comemoração estaria ou não incitando atos violentos.
“Houve quem argumentasse que as ações de Højlund poderiam ser consideradas inapropriadas, visto que o futebol inglês investiu milhões buscando reduzir o comportamento violento e o crime com faca relacionado ao futebol”, citou o artigo do Mail Sport.
Dentro do comitê, no entanto, o entendimento é de que a comemoração de Højlund está de fato apenas inspirada no filme e, dessa forma, não deve pedir para que o atacante evite fazer a comemoração.
Na atual temporada, Rasmus Højlund já atuou em 39 partidas com a camisa do Manchester United, tendo marcado oito gols, sendo cinco na Europa League e três na Premier League.
O atacante chegou a ficar 21 jogos sem marcar, voltando as redes na vitória do Manchester United sobre o Leicester, no último domingo (16), por 3×0.