O Manchester United está próximo de anunciar a contratação do atacante Chido Obi-Martin, de 16 anos, uma das maiores promessas das categoria de base do Arsenal e que deixou o clube londrino após negar uma renovação na última temporada.
Mas afinal, quem é Obi-Martin e como ele chamou atenção do Manchester United?
Nascido na Dinamarca no dia 29 de novembro de 2007, Chido Obi-Martin é filho de mãe dinamarquesa com pai nigeriano e iniciou sua trajetória no futebol atuando no time infantil do Kjobenhavns Boldklub, de Copenhagen. Observado pelo Arsenal durante uma competição, o jogador e sua família se mudaram para Londres quando Obi-Martin tinha 14 anos em 2022.
O FARO DE GOLS
Alto e forte, Obi-Martin é um clássico camisa 9. Com 1,87m, o jogador se destaca pela força, com grande imposição física e pelo seu foco em marcar gols. Em 2023, já na Inglaterra e com apenas 15 anos, ele fez a sua estreia no time Sub-18 do Arsenal. Pouco depois, em seu primeiro jogo como titular na categoria, marcou um hat-trick e colocou de vez o seu nome em destaque.
Mas a prova do talento de Obi-Martin e do seu incrível faro de gols ainda não tinha sido chegado no seu auge. Em uma partida do Sub-16 contra o Liverpool, o atacante dinamarquês marcou simplesmente 10 gols em uma goleada histórica do Arsenal por 14×3.
Na última temporada, titular do Arsenal na Premier League Sub-18, Chid0 Obi-Martin marcou 32 gols e deu três assistências nos 20 jogos que disputou na competição. Além disso, também atuou pelo Arsenal na UEFA Youth League, a Champions League Sub-19, e marcou presença em treinos do time principal dos Gunners sob comando de Mikel Arteta.
FUTURO NO MANCHESTER UNITED
Com as grandes atuações pelo Arsenal e sendo ainda um jogador adolescente, Obi-Martin chamou atenção de diversos clubes. Somando isso ao fato do jogador e seus agentes não estarem empolgados com o projeto de progressão de carreira no Arsenal, Obi-Martin passou a ser observado mais de perto pelo Manchester United, Bayern de Munique, Newcastle, Monaco, Eintracht Frankfurt e Borussia Dortmund, mas foi o time Red Devil que chegou na frente.
No início de julho, Chido Obi-Martin foi convidado a conhecer o Centro de Treinamentos de Carrington e se reuniu com dirigentes do Manchester United. Nesta terça-feira (30/07), o jornalista Fabrizio Romano afirmou que o atacante aceitou a proposta do Manchester United e está de mudança para o clube.
🚨🔴 EXCLUSIVE: Chido Obi Martin to Man United, here we go! Talented striker leaves Arsenal and he’s just accepted Man Utd proposal.
Pathway key for Chido who’s turned down higher bids from Germany to sign for Man United.
Project convinced 2007 born top talent to accept #MUFC. pic.twitter.com/oFv1xM32UU
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) July 30, 2024
Segundo Romano, além de reforçar as categorias de base do United, Obi-Martin também será a terceira opção da posição de centroavante no time principal, junto a Rasmus Højlund e Joshua Zirkzee. Ainda de acordo com o jornalista, Ruud Van Nistelrooy, auxiliar técnico do Manchester United, foi crucial para o acordo ser fechado, tendo conversas diretas com Obi-Martin.
TRIPLA NACIONALIDADE
Obi-Martin é elegível para ser convocado tanto pelo seu país natal, a Dinamarca, como pela Nigéria, país do seu pai, como também pela Inglaterra, onde já garantiu nacionalidade.
Nos últimos anos ele já foi convocado pela seleção inglesa e pela seleção dinamarquesa, atuando pelos dois países em momentos diferentes, mas ultimamente está mais próximo da Dinamarca, por onde disputou a última Eurocopa Sub-17.