A INEOS assumiu o comando do Manchester United em 2024 e segue trabalhando em reformas profundas na estrutura. Assim, o clube continua disposto a construir um novo estádio com capacidade para 100 mil torcedores, que será construído em até seis anos e custará cerca de 2 bilhões de libras.
A força-tarefa ‘Old Trafford Regeneration Task Force’, liderada por Gary Neville e pelo prefeito de Manchester, Andy Burnham, do Partido Trabalhista, foi finalizada após quatro reuniões. A conclusão foi que construir um novo estádio no terreno ao redor do atual seria a melhor opção para transformar a casa em um espaço de primeiro nível e reformar a comunidade nas redondezas.
Vale mencionar que, após a força-tarefa, não foi descartada a reforma do Old Trafford para torná-lo um estádio mais moderno. Assim, o Manchester United tomará a decisão até o final deste ano, após uma consulta completa com a participação dos torcedores.
COMO OS TORCEDORES PARTICIPARÃO?
Jim Ratcliffe determinou que a força-tarefa fosse dividida em várias etapas. Uma delas é ouvir os torcedores e a comunidade local. Através disso, serão recolhidas informações para entender como um novo estádio pode melhorar a perspectiva para a torcida e para as pessoas que vivem na região atual de Old Trafford.
ALÉM DO ESTÁDIO
Além de ouvir os torcedores e a comunidade local de Manchester, a força-tarefa também está explorando o financiamento do novo estádio e da área ao redor, que foi classificada como “Distrito do Estádio”. Isso inclui hotéis, centros de entretenimento como museus e outras praças para que os torcedores possam utilizar durante o pré e o pós-jogo.
EXEMPLO DE ESTÁDIOS
Collette Roche, diretora do United, fez três visitas a Los Angeles nos últimos meses para realizar uma série de reuniões com os responsáveis pelo desenvolvimento do SoFi Stadium, no qual o clube jogou contra o Arsenal no sábado (27). Além disso, a dirigente dos Diabos Vermelhos acompanhou o projeto do Burnham Park, dos Chicago Bears, equipe da NFL. A ideia foi ouvir as experiências e as atividades que deram início à regeneração nas redondezas dos estádios.
Além disso, Collette Roche visitou o Santiago Bernabéu no início deste ano para aprender sobre o desenvolvimento do estádio do Real Madrid. Por fim, também conversou com os responsáveis pelo novo estádio do Tottenham, um dos principais palcos do Reino Unido.
ELOGIOS AOS EXEMPLOS
Hollywood Park, espaço em Los Angeles que inclui o SoFi Stadium e o YouTube Theatre, com capacidade para 6 mil pessoas, é o exemplo a ser seguido pela INEOS. Andy Cole, ídolo do Manchester United, comentou sobre a localidade durante o pré-jogo contra o Arsenal e destacou como o desenvolvimento foi benéfico para a comunidade.
— O que mais me impressionou foi como o estádio foi central para a ascensão de Inglewood. Eu venho a Los Angeles há anos, e aquela área da cidade nunca foi um lugar onde você escolheria ir como visitante. Ver como ela se tornou um bairro tão vibrante, com o SoFi no centro, é um exemplo inspirador de regeneração urbana — disse Andy Cole.
— Um novo estádio ou a reforma deOld Trafford poderia ser o ponto focal para a revitalização da área ao redor. Os torcedores do Manchester United e todos no norte da Inglaterra merecem um estádio verdadeiramente de classe mundial, e o SoFi estabelece o padrão a ser alcançado. Este é o tipo de arena em que os melhores jogadores do mundo querem jogar e que os torcedores desejam vivenciar — concluiu.
PERDA DE RECEITA
Uma reforma em Old Trafford, em vez da construção de um novo estádio do zero, resultaria em uma perda significativa das receitas do clube, visto que o atual estádio tem capacidade para 74 mil torcedores. Em caso de revitalização, a capacidade do palco seria reduzida para cerca de 40 mil, o que representaria uma diferença de 34 mil lugares.
Vale mencionar que esse tipo de projeto de reforma deOld Trafford está estimado entre 1 bilhão e 1,2 bilhão de libras. O valor é cerca de metade do custo de um novo estádio construído do zero.
TERRENO, ESTRUTURA E OPINIÕES DE TORCEDORES
O Manchester United tem adquirido terrenos nas redondezas deOld Trafford nos últimos cinco anos. O clube possui cerca de 100 hectares que não são utilizados como “palco esportivo”. A INEOS também ordenou que a força-tarefa desenvolva projetos com estruturas semelhantes à do atual estádio, sem perder a essência e a cultura.
De acordo com o jornal inglês Telegraph, a força-tarefa do Manchester United realizou uma pesquisa com cerca de 30 mil torcedores. O principal objetivo foi entender como os adeptos preferem o estádio: se um novo do zero ou uma reforma. Dessa forma, as respostas têm sido bastante equilibradas.
INVESTIMENTO NA ESTRUTURA DO CLUBE
Desde a aquisição do Manchester United, a INEOS tem sido ativa na reforma da infraestrutura do clube. Primeiro, realizou um investimento de 50 milhões de libras para reformar Carrington, transformando-o em um dos centros de treinamento mais modernos. A reforma deve ocorrer ao longo de toda a temporada. Além disso, a empresa tem feito pequenos reparos em Old Trafford, como nas arquibancadas, no túnel e nos vestiários.
PRÓXIMO JOGO
Assim sendo, enquanto a INEOS continua trabalhando, o elenco segue focado nos próximos compromissos da temporada. Isso porque, o Manchester United volta a jogar nesta quarta-feira (31), contra o Betis, às 23h (horário de Brasília), no Snapdragon Stadium, em San Diego, na Califórnia, nos Estados Unidos.