A publicação da Inside United, revista oficial do Manchester United para o mês de fevereiro de 2025, traz uma reportagem exclusiva sobre a ManUtd BR – Official Supporters Club of Brazil.
Contando com uma entrevista com Daniel Martins, fundador da Manchester United Brasil, a edição 391 da Inside United conta a história da ManUtdBR, desde a sua fundação, em 2005, passando pela oficialização como Supporters Club, em 2016, chegando até os dias atuais, com o projeto tendo se tornado reconhecidamente sólido e que segue crescendo em busca da maior aproximação do torcedor brasileiro com o Manchester United.
Na reportagem que ocupa quatro páginas, uma entrevista com Daniel Martins é ilustrada com momentos marcantes da torcida oficial do Manchester United no Brasil, como contatos com ex-jogadores e lendas do clube e encontros de torcedores.
CONFIRA TRECHOS DA ENTREVISTA NA INSIDE UNITED
- Quando e como o clube de torcedores começou? Conte-nos sua história…
O ManUtd BR/MUSC Brazil começou como um sonho meu e do Pedro Henrique Almeida, dois torcedores apaixonados pelo Manchester United. Em 2005, decidimos criar algo que conectasse os fãs brasileiros ao clube e passamos quase dois meses planejando cada detalhe. No dia 20 de outubro daquele ano, inauguramos oficialmente o site do Manchester United Brasil – www.manutdbr.com. Nosso objetivo sempre foi trazer o United para mais perto dos torcedores daqui, oferecendo um portal totalmente em português para representar e unir os fãs brasileiros de um dos clubes mais vitoriosos e grandiosos do mundo.
Em 2010, o Pedro se afastou do projeto, mas eu sigo até hoje liderando essa iniciativa com o mesmo entusiasmo. Entre 2008 e 2012, tivemos uma webrádio onde narrávamos os jogos do United em português, algo inovador para a época. Atualmente, nossas transmissões continuam no canal do YouTube, onde realizamos lives de narração dos jogos, mantendo viva a paixão pelo clube.
Em 2009, criamos conteúdos que marcaram a história do projeto. Gravamos a música “Red Faith Across the Ocean”, uma homenagem ao United, e também uma versão de “Glory Glory Man United” na guitarra, que fez muito sucesso na internet. Temos o sonho de, um dia, ouvir essa versão tocando em Old Trafford, como símbolo da paixão dos torcedores brasileiros pelo clube.
Em 2016, alcançamos um dos nossos maiores objetivos: o reconhecimento oficial do clube como um Official Supporters Club. Esse marco consolidou ainda mais a importância do nosso trabalho, conectando a torcida brasileira ao Manchester United e reforçando nossa presença dentro da comunidade global de fãs.
- Fale sobre a cultura de torcedores de futebol no Brasil – quais são as diferenças/semelhanças com o Reino Unido?
Acreditamos que os torcedores brasileiros, de qualquer time, são muito mais impacientes que os torcedores ingleses. Tudo fica para ontem, os resultados são cruciais e já querem mudanças de jogadores e treinadores depois de cinco, seis jogos de infortúnio. Somos temperamentais!
- Fale sobre os membros do clube – quantos são e de quais cidades/regiões eles vêm? Onde vocês estão localizados?
Nosso clube de torcedores é extremamente diverso, reunindo fãs de todas as partes do Brasil, de diferentes classes sociais, etnias e culturas. Esse ambiente plural e acolhedor atrai até mesmo torcedores de países africanos de língua portuguesa, como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau, que nos acompanham ativamente nas redes sociais.
Além disso, contamos com uma equipe dedicada de 14 membros que trabalham diariamente para manter o MUSC Brazil ativo e atualizado. Eles se dedicam a trazer notícias do Manchester United em português para nossas plataformas, incluindo redes sociais, site e canal no YouTube, garantindo que os fãs brasileiros estejam sempre conectados ao clube.
- Quem é o personagem mais engraçado do clube de torcedores?
Nosso colaborador Ronan Quadros, que se dispõe a se fantasiar, tem sacadas incríveis e engraçadas e sempre com um sorrisão no rosto.
- Qual seria o lugar dos sonhos para ver o United jogar no Brasil, se eles voltassem? Qual seria o adversário/estádio dos sonhos?
Sem dúvidas, o Maracanã seria o lugar ideal. É um verdadeiro templo do futebol mundial e seria incrível ver o United jogando lá. Quanto ao adversário, o Flamengo seria uma escolha justa, já que é o time com a maior torcida do Brasil. Mas também gostaríamos de ver um jogo no estádio do Morumbi, em São Paulo, o maior estádio da maior cidade do país, o que tornaria a experiência ainda mais especial.
- Qual jogador brasileiro, do passado ou presente, você gostaria de ver/já ter visto jogar pelo United? E por quê?
Ronaldo Nazário, sempre absurdamente brilhante. Poucos nos eliminaram da Liga dos Campeões e deixaram Old Trafford aplaudidos.
COMO ADQUIRIR UMA REVISTA?
Para adquirir a revista Inside United e conferir a reportagem completa sobre a ManUtd BR, além de vários outros conteúdos exclusivos da publicação, basta acessar o site Reach Sport Shop e garantir o seu exemplar por 4,95 libras (cerca de R$ 36,50) com acréscimo do frete.
Para garantir o seu exemplar da Inside United de Fevereiro de 2025, clique aqui.