Foram 12 anos de Phil Jones como jogador do Manchester United que se findaram em 2023, com o fim de contrato do zagueiro que atuou em 229 jogos durante este período.
Apesar de já esperada naquele momento, a despedida de Phil Jones do Manchester United pode ser avaliada como frustrante. O jogador, que chegou ao clube com o aval de Sir Alex Ferguson, que se tornou titular e chegou à seleção inglesa, acabou ficando anos longe dos gramados após uma cirurgia no joelho que, por fim, acabou ocasionando a sua precoce aposentadoria.

Phil Jones lamenta lesão no Manchester United
A cirurgia de Jones aconteceu em 2020 após uma temporada em que o jogador relata ter atuado no sacrifício, precisando de injeções direto no joelho para que ele conseguisse jogar.
“Um dos meus piores momentos foi quando eu ainda estava tentando jogar com dor no joelho, chegando ao ponto de o médico ter que fazer infiltrações antes de cada jogo”, disse Phil Jones relembrando os momentos antes de se submeter ao procedimento cirúrgico.
“Fiquei muito feliz em fazer a cirurgia em 2020 porque pensei: ‘Certo, isso é o que deve ser feito’. Quando voltei para o campo e comecei a trabalho com bola novamente, pensei: ‘Isso não funcionou’. Muitos dizem que você sempre vai jogar com um pouco de dor, mas ali não era um pouco. Era uma dor que provavelmente exigiria injeções para eu poder jogar”, relatou o ex-zagueiro.
A cirurgia realizada por Phil Jones não resolveu a questão e, a partir de então, o jogador passou a sofrer com diversos problemas físicos, o deixando longe dos gramados por dias, meses e anos. De janeiro de 2020, quando jogou uma partida de FA Cup contra o Tranmere Rovers, Jones só voltaria a atuar em janeiro de 2022, contra o Wolverhampton, pela Premier League.
A DESPEDIDA E O VÁCUO
Após esse retorno aos gramados, Phil Jones ainda chegou a atuar em outros quatro jogos, todos até o final da temporada 2021/22, sendo ali os seus últimos momentos como um jogador profissional de futebol.

Phil Jones em seu retorno ao Manchester United
Quando deixou o elenco principal do Manchester United, Phil Jones passou por mais um momento frustrante. Segundo ele, a despedida dos seus – até então – companheiros de equipe no grupo do WhatsApp foi silenciosa.
“Você está ali no grupo no WhatsApp há anos, brincando, enviando fotos… até que está sentado no quarto e envia: ‘Rapazes, foi um prazer blá, blá, blá… Com alguns eu joguei muito, outros acabei de conhecer, mas foi um grande prazer. Desejo tudo de bom e serei um grande apoiador’. Deixei passar uns minutos e não teve nenhuma resposta. Então deixei o grupo”, relatou Phil Jones.
“Ninguém se importa, mas é isso. É assim que é o futebol. As coisas mudam muito rápido”, refletiu o ex-zagueiro.
Ver essa foto no Instagram
FUTURO NO FUTEBOL
Aos 32 anos, Phil Jones se aposentou dos gramados, mas não se viu longe do futebol. O agora ex-zagueiro passou a compor a comissão técnica das categorias de base do Manchester United, se tornando auxiliar técnico do time Sub-18 da MU Academy depois de iniciar o seu curso como treinador, que é a sua meta para o futuro.
“Agora estou me sentindo bem e sei exatamente o que quero fazer. Sou ambicioso assim como era como jogador. Sinto que tenho muito a oferecer”, finaliza Phil Jones.

Phil Jones como auxiliar-técnico no Manchester United Sub-18