Destaque do Manchester United no jogo amistoso contra o Rosenborg, na última segunda-feira (15/07), o goleiro Radek Vítek é uma das peças de uma curiosa ligação entre o clube Red Devil e a República Tcheca.
Atualmente com 20 anos, Vitek chegou ao United em 2020 para reforçar as categorias de base do clube vindo do Sigma Olomouc, mas antes dele outros dois goleiros tchecos também haviam chegado.
» Conheça a loja ManUtd BR – A loja do torcedor Red Devil no Brasil!
O primeiro a desembarcar em Manchester foi Matěj Kovář, em 2018.
O goleiro atuou pelo time Sub-18, Sub-21 e Sub-23 do Manchester United, além de empréstimos para Swindon Town (quarta divisão inglesa), Burton Albion (terceira divisão inglesa) e Sparta Praga (República Tcheca), antes de ser negociado definitivamente com o Bayer Leverkusen, da Alemanha, na última temporada. Hoje ele está com 24 anos.
Poucos meses depois, quem chegou ao Manchester United foi Ondřej Mastný, vindo do Vysočina Jihlava.
Atualmente com 22 anos, o goleiro esteve nos elencos Sub-18 e Sub-21 do Manchester United e chegou a ser emprestado ao Portadown, da Irlanda do Norte, antes de retornar ao Vysočina Jihlava na última temporada.
Vítek, o “Último dos Tchecos”, já atuou nos times Sub-18 e Sub-21 do Manchester United. Na última temporada, esteve emprestado ao Accrington, da quarta divisão inglesa, e possui contrato com o Manchester United até 2027.
Curiosamente, essa ligação do Manchester United com a República Tcheca não rende no time principal. Até hoje, apenas um jogador tcheco já atuou pelo clube: Karel Poborsky… e não, ele não era goleiro. O atacante atuou em 48 partidas entre 1996 e 1998, vindo do Slavia Praga e saindo para o Benfica.